quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Resenha #74 - John Van de Ruit - Cotoco

Recebi "Cotoco" de presente da Editora Intrínseca sabendo que era um livro bem diferente do que normalmente leio.
O fato de ser um diário já é o primeiro impacto. O fato de ser o diário de um menino de 13 anos, causa todos os impactos seguintes.
O gurí (e toda a turma dele) é uma peste completa, a família dele só tem maluco e ele passa pelas situações mais ridículas que se pode imaginar.
Eu me diverti bastante lendo o livro e, na mesma medida, fiquei de cabelo em pé.
Imagina só ter uma pestinha dessas dentro de casa? Ou ser professor dele? Tremo só de imaginar! rs
Algumas das confusões que ele se mete com os amigos (cada um com o nome mais pirado que o outro) são de fazer você morrer de rir enquanto chora de pena de quem tem que arrumar a bagunça.
E como não só de arte vivem os pestinhas, as cenas dos "castigos" são de lascar!
Bem ao estilo "Garoto-Pestinha-Apronta-Novamente", o livro levará você para todas as aventuras que você viveu (ou desejou viver) na adolescência!
Ótima pedida!


Sinopse: África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.

Um comentário:

  1. Infelizmente não há previsão alguma de lançamento do filme no Brasil. Por enquanto apenas EUA e um pouco da Europa.Sendo assim, disponibilizei as legendas para o filme (Spud, no original) nos sites subtitles.org e allsubs.org.A quem quiser assistir, recomendo fortemente, pois é um ótimo filme, que faz jus à alegria e sensibilidade do livro e não por acaso foi um estrondoso sucesso na África do Sul – estrelado por Troye Sivan (participação em X-Men Origins) e John Cleese (Um Peixe Chamado Wanda, Monty Python) como o Guv. O filme já tem inclusive uma sequência sendo programada para filmagens no meio do ano que vem e tem pretensões de concorrer ao Oscar Estrangeiro de 2012 (segundo entrevista de John Cleese disponível no YouTube).Quem quiser mais informações sobre como assistir ao filme e obter as legendas:ericoega@gmail.com.Àqueles que sabem inglês, recomendo fortemente a leitura das sequências, disponíveis no formato ebook no site da Livraria Cultura ou que podem ser adquiridas em papel via Amazon Books: Spud – The Madness Continues (que estou lendo) e Spud – Learning to Fly.

    ResponderExcluir