segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Democracia ou Demagogia?

Oie Gente,


Ontem estava conversando com uma amiga no MSN e ela me mostrou um post em um blog acerca da matéria do momento: e-books.


O post foi feito por uma pessoa que é ligada a uma editora, então ela está mais do que certa em tentar combater uma coisa que para a editora onde ela trabalha (ou é dona, sei lá) trará prejuízos.

Então não me revoltei em nada com as coisas que ela falou e o tom usado no post. Pelo contrário, era bem esperado que isso aparecesse.

Afinal, isso é uma democracia e todo mundo tem o direito de expressar sua opinião pessoal ou profissional. E você não deve se revoltar com elas... ahã, Barbara, não mente que é feio!!


Mas demagogia é muito, muito feio.

Se você que está lendo isso é contra quem traduz, digitaliza ou baixa e-books e estava realmente pensando em abrir a boca pra criticá-lo, espero que responda não para todas as perguntas abaixo:



  1. Você baixou seu Windows, Microsoft Office ou qualquer outro programa que use no pc em um site de torrent, compartilhamento ou pelo e-mule?

  2. Você gosta de acompanhar as séries americanas pelo calendário deles e por isso baixa na net e usa legendas não oficiais para ver?

  3. Você adora acompanhar os lançamentos dos seus músicos favoritos e por isso está sempre baixando os mp3 deles que acha na rede?

  4. Você adora games e por isso mandou destravar o seu VG pra poder usar as cópias dos jogos dos seus amigos ou os jogos que tem na rede? Você baixou um jogo pela rede?

  5. Você deu um jeitinho de usar a rede do trabalho pra fazer um download que estava realmente querendo?

  6. Você já teve um momento "liso" e baixou UM ebook que estava querendo muito ler ou um momento "eu não falo inglês" e baixou uma tradução não-autorizada daquela autora que você ama de paixão?

  7. Você deu um pulinho no youtube pra ver o clipe daquela banda, aquele filminho antigo, aquele capítulo da novela que você perdeu?

  8. (essa é velhona) Você gravou aquela música do rádio em fita K7 porque o LP tava muito caro ou seu toca discos sem agulha?

  9. Você deu uma pesquisada básica no google pra achar aquela imagem show que vai enfeitar o seu post?



Se você respondeu não para todas essas perguntas, parabéns! Você PODE ser um anti-ebooks! Passe direto para a filinha do "Abaixo os ebooks!" alí a direita que por enquanto está vazia!

Caso tenha respondido sim para apenas uma delas, shiii, essa categoria não lhe cabe! Tente outra!


Sério, pessoas!

Dou todo apoio que vocês apoiem os amigos de vocês que estão só fazendo o trabalho deles... mas não sejam incoerentes porque é muito, muito feio!

Ou você só usa original ou você se abstém da opinião sobre a pirataria de ebooks!

E, por favor, não tentem adivinhar se eu estou falando de X ou Y lá do post. Estou falando da atitude de modo em geral. É incoerente!

>Hoje em dia não baixo Mp3: celular tem nokia music, música de graça e oficial.

Eu baixo seriados que não passam no Brasil e uso legendas piratas;

Então, bem... eu não posso apontar meu dedinho lindinho pra quem baixa ebook, certo?


Eu compro livros: muitos.

Eu compro e-books: muitos.

Se eu tô muito desesperada e totalmente lisa eu baixo o ebook daquela autora que eu amo e deixo pra comprar em inglês assim que o dinheiro entrar porque eu TENHO que ter ele aqui!

E eu leio ebooks em ptbr porque livro nesse diabo desse país É MUITO CARO! Se não é autora de coleção e eu gostei, eu compro. Se é autora de coleção, bem, eu já comprei mesmo e nem li o ebook kkkk

Se ele agora precisa baixar, um dia ele poderá apenas comprar. Os deuses sabem que se não fossem os e-books eu teria enlouquecido em 2006: desempregada, família toda doente, sem ter como comprar um livrinho de banca que fosse!

Num país como o Brasil, que a maioria dos jovens prefere dar com a cabeça na parede a ler um livro, até baixar Stephenie Meyer vale se for incentivar a ler!

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário