sábado, 15 de dezembro de 2012

Resenha #366 - John Casti - O Colapso de Tudo - @Intrinseca

Oie Gente!


O livro de hoje não é algo que normalmente vocês veem aqui, já que não é exatamente ficção.
'O Colapso de Tudo' é um estudo sobre o que poderia acontecer com o mundo se alguns de seus sistemas simplesmente parassem de funcionar.


Se a Internet desaparecesse? Se os bancos quebrassem? E se o petróleo acabasse? O que seria do mundo se quaisquer de seus delicados pilares desmoronassem? E nós, tão acostumados com tudo ao alcance de um único toque, como iríamos sobreviver?


"O mundo moderno, tecnologicamente avançado e globalizado, adquiriu um grau de complexidade nunca visto na história da humanidade - porém seu equilíbrio é tão precário quanto um castelo de cartas. É o que o renomado cientista de sistemas John Casti expõe, de forma cristalina, em seu novo livro. Basta o empurrãozinho do inesperado para que a civilização, como a conhecemos entre em pane, com consequências graves para o modo de vida a que estamos acostumados. Casti examina a probabilidade de ocorrência de eventos extremos (ou eventos X, como denomina) provocados pelo próprio homem, indo de um prolongado apagão na internet ao esgotamento dos combustíveis, de uma pandemia global à desativação de todos os aparelhos eletrônicos por um pulso eletromagnético. E o mais assustador, como aponta Casti, é que todos os eventos catastróficos apresentados no livro já aconteceram antes."


Achei bem bacana a abordagem dele dos temas. Ele apresenta fatos e usa nossa própria história para explicá-los, assim como os motivos dele achar que eles poderão voltar a acontecer.
Mas eu preciso confessar um pecado... eu só peguei esse livro para ler porque tenho um conhecido que acredita piamente na imediata extinção da civilização e alega todo tipo de catástrofe/desgraça para justificar.
Aí resolvi ler o livro e ver se encontrava algum fundinho de verdade.
E até tem, sabem... mas você percebe que o próprio autor trata tudo como uma hipótese, uma possibilidade bastante remota.


Nada que justifique certos... errr.... exageros. *cof cof*


É uma leitura diferente, mas não sei se fará o perfil de todo mundo.
Eu, no geral, gostei.


Beijos!


SINOPSE - SKOOB - INTRÍNSECA - SARAIVA - EXTRA - CULTURA - PONTO FRIOX-EVENTS


 - GOODREADS - BOOK DEPOSITORY

22 comentários:

  1. Interessante! Gosto de ler sobre coisas apocalípticas (acreditando ou não), mas ainda não li nada desse tipo. Vou procurar! ^^



    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. [...] primeiro vai levar para casa “O Colapso de Tudo” e “Óculos, Aparelho e Rock’n’Roll” e o segundo sorteado levará [...]

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante mas não é a minha praia, coisa muito cientificamente falando é muito nerd, e acho que a leitura não fluiria pra mim, quem sabe, =)

    ResponderExcluir
  4. Acho interessante o tema e a abordagem dessas situações agravantes... me lembra um pouco das aulas de filosofia... deve ser interessante.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me é totalmente estranho. É a primeira vez que leio alguma coisa sobre ele. Gostei da sua resenha, deixou-me bastante curiosa.


    Maristela G Rezende
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Me interessou, acho que vou querer ler o mais rápido possivel!

    ResponderExcluir
  7. Nossa nem imagino o que aconteceria se a internet desaparecesse, acho que eu surtaria. Acredito que a temática do livro, vem especialmente pra isso, nos mostrar o quanto somos dependentes de algumas coisas.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do assunto abordado no livro parece meio deiferente... mas quero ler mesmo assim...

    ResponderExcluir
  9. Super atual o tema, adorei. Sempre me pego refletindo por essas possibilidades. Ainda mais pelo modo do qual vivemos escravos da tecnologia; quando a energia acaba já fico irritadíssima, não gosto nem de pensar se algo de maior proporção ocorrer. Dica valiosa de leitura!

    ResponderExcluir
  10. Grandes revelações sobre o apocalipse

    ResponderExcluir
  11. Apesar de não ser muito o meu tipo de leitura, a resenha deixou-me curiosa sobre o livro.

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma distopia adulta, pelo fato de imaginar situações diferentes da atual e por ser coisas que mudariam a sociedade. Deve ser uma critica interessante da sociedade, um livro "para pensar".

    ResponderExcluir
  13. Deve ser muito interessante ver o ponto de vista do autor, e é necessário as vezes refletir sobre isso. E se tudo acabasse né ? Quantas vezes já pensei sobre isso e algumas até chorei rs.

    ResponderExcluir
  14. maria auxiliadora fernandes7 de fevereiro de 2013 17:10

    hoje em dia temos que pensar em tudo,agora imagina o mundo sem internet ,já que hoje usamos a internet para tudo.

    ResponderExcluir
  15. O que aconteceria...caos?

    bem, nunca achei um livro assim, esse com todo certeza me deixou curiosa, adoro filmes e história em que alguma coisa chocante muda no mundo, ou teorias...

    até a capa desse combina com o livro.. :)

    gostei

    ahh e sem a internet muita gente não teria o que fazer e muitos perderiam conatos importantes..

    ResponderExcluir
  16. Nunca li um livro assim, nem sei se vou ou não gostar, mas quero ariscar e ler ><

    ResponderExcluir
  17. Excelente a proposta do livro! Estamos tão dependentes da tecnologia e das facilidades da vida moderna que seria o caos. Temos um plano B? Acho terrível quando procuramos um serviço e a moça informa: 'o sistema está fora do ar', sem um plano B. E qdo não dependíamos do 'sistema'?
    Quero ler este livro, adorei a indicação!

    ResponderExcluir
  18. Nunca ouvi sobre esse livro. Mas se está aqui deve ser bom de verdade.

    ResponderExcluir
  19. Amei o livro .. Super atual !!!! Doida para ler o livro todo !! Bjs

    ResponderExcluir
  20. O livro me parece interessante, já que é sobre apocalipse.. adorei a resenha, quem sabe um dia eu leio

    ResponderExcluir
  21. ja ouvi criticas posotivas sobre o livro, e minha amiga legal e super amou. a historia parece ser realmente boa

    ResponderExcluir
  22. Voltamos a idade média,simples e catastrófico ou não....

    ResponderExcluir