quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Noraholicando #14 - J.D. Robb - Natal Mortal

Oie Gente!

Hoje tem resenha do sétimo livro da Série Mortal, "Natal Mortal", um dos poucos que eu não tinha comentado por aqui.


Quando eu li ele pela primeira vez, alguns anos atrás, lembro que foi o primeiro livro da série que me prendeu a leitura tanto pelo horror dos crimes quanto pela doçura do romance.


Nesse volume a Nora conseguiu me levar de um extremo ao outro em vários momentos. É o primeiro Natal de Eve e Roarke e eles terão uma surpresa nada agradável quando um Papai Noel nada bonzinho começa a atacar pessoas em Nova York. Além do terror que um Papail Noel assassino está trazendo à cidade, Eve ainda se depara com uma situação nada confortável ao investigar um casal de irmãos. Será que a nossa querida tenente conseguirá superar os próprios traumas e encarar toda a investigação sem pré-conceitos?


Eu achei muito difícil ler Natal Mortal. Primeiro porque a Nora pega pesado e transforma Papai Noel em um assassino em série. Depois, ainda não satisfeita, ela joga na nossa cara uma relação incestuosa e deixa bem claro que os dois estão nela por absoluta vontade própria, desejo do coração e da alma, muito diferente do que aconteceu com a Eve e que acontece com muitas pessoas mundo afora.


E para fechar com chave de ouro, Norinha-vou-partir-seu-coração-Roberts, ainda pisoteia nos símbolos de amor verdadeiro, quando a explicação para as marcas nos corpos começam a aparecer.


Confesso que, junto com a Eve, tive grande dificuldade de ser imparcial e acabei totalmente enganada nos motivos, nas causas e no objetivo do assassino.


Alguns dos personagens eram simplesmente clichês demais para deixarmos passar como suspeitos e eu acabei presa em um deles. Os indícios eram tão perfeitos e tão grandes que eu li o livro uma segunda vez só para ver se a Nora não tinha surrado e feito um final sem pé nem cabeça, mas não foi dessa vez que peguei ela. Você chega ao final e percebe que tem todo o sentido ter sido aquela pessoa e que é um absurdo você não ter percebido antes.


Um problema que eu sei que vocês terão depois da leitura dele é que a continuação de Natal Mortal não foi publicada pela Bertrand. "Midnight In Death" é uma daquelas publicações pequenas que não são lançadas no Brasil. Mas no caso dela fará uma falta danada, já que os acontecimentos são importantíssimos para alguns dos livros que virão. Eu espero que um dia a Bertrand ouça nossos pedidos e publique todos os que estão faltando! :)


Ah, para fechar a resenha com chave de ouro, fica a dica do lançamento de "Origem Mortal", um dos livros mais geeks e futurísticos da série. Teremos muitas, muitas surpresas nele!
A resenha sai semana que vem, então fiquem de olho!


Beijos!


Sinopse: Neste sétimo romance futurista da Série Mortal, de J.D. Robb (Nora Roberts), a policial Eve Dallas, fiel devota da lei e da justiça, depara-se com mais um misterioso caso para solucionar. Natal Mortal nos oferece uma instigante e curiosa história de homicídio ambientada em uma Nova York do ano de 2058. Em meio às festividades de Natal, um criminoso está à solta, fantasiado de Papai Noel. Será que o presente recebido pela primeira vítima do bom velhinho e a referência à canção "Os Doze Natais" significam que foi apenas o primeiro de muitos assassinatos? Ou teria sido um crime passional? Cabe à tenente Eve Dallas procurar as respostas e desvendar o mistério. Para isso, deverá evitar o envolvimento emocional, ignorar as fraquezas e superar os próprios traumas.

3 comentários:

  1. Ai, eu não curti muito esse livro não. Até gostei bastante da história em si mas a Eve estragou a história pra mim. Achei ela implesmente INSUPORTÁVEL aqui. mais do que o costume.
    Ah, eu não sabia que Midnight In Death era importante! Ainda bem que eu li! Bertrand poderia lançar, né? Parece que vai lançar Remember When...

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Flávia (Caverna Literária)25 de janeiro de 2014 08:12

    Não lembro mais direito de "Natal", mas se eu nào me engano foi um dos livros da série que eu menos gostei, em termos de caso mesmo :/
    Já li todos os livros da série, mas estou ansiosa para reler Origem agora, eu nem valorizei tanto quando eu li em inglês e depois é mencionado em tantos outros livros que estou querendo reler há tempos ahaha
    xx
    Flávia - http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aprove

    Em sábado, 25 de janeiro de 2014, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir