sexta-feira, 18 de julho de 2014

In Death por Lilian Sinfronio #03 - Viviana Mazza - Malala - A Menina Mais Corajosa do Mundo

MALALA_1396922418P


Malala é um nome simples, mas hoje reconhecido internacionalmente como símbolo de luta pela liberdade das mulheres, desde o ir e vir até o mais forte de todos, o direito a educação. Durante alguns meses muito se falou dessa menina paquistanesa que foi contra todo o temido talibã pelo direito de ir à escola junto com suas amigas e poder aprender, como qualquer um dos seus irmãos menores.


Para qualquer um que esteja fora do contexto da região, simplificando bastante, rola muito conflito político/religioso por aquelas bandas, onde muito se proíbe e por tudo se mata, principalmente as mulheres, que são proibidas de tudo e renegadas ao desprezo de serem “mu.lhe.res”. Triste.


Malala não foi a única a sofrer as consequências por tentar ter mais do que impuseram a ela. Ela foi sim usada como exemplo para todo o horror que acontece em locais onde a intolerância religiosa é tão forte. Não que essa intolerância seja novidade em qualquer lugar do mundo, mas onde o uso da arma acaba sendo a solução para o conflito, garotas como Malala são o que acontece todo dia, não a exceção.


O livro lançado pela jornalista Viviana Mazza, em 2013, veio junto com toda aquela enxurrada de informações e holofotes sobre a garota Malala, que aos 15 anos foi perseguida pelos Talibãs e sofreu um atentado que quase a matou. No livro, ela reconta a história desde os 11 anos de Malala, quando a menina viu sua escola sendo fechada e sua família e amigos sofrendo restrições e tendo que fugir da violência.


O livro em si é simples, até demais. Acho que esperei demais do título forte, misturado com a expectativa de tudo o que vi do assunto. Queria algo como um estudo profundo do ponto de vista autora, mas o que encontrei foi um relato muito romanceado e simplista da vida e vivências de Malala. Com capítulos curtos e rapidíssimos, a autora toma a liberdade de relatar os pensamentos da adolescente que não se conformou com as castrações impostas por alguns e resolveu que iria falar ao mundo, mesmo que começasse pequeno.


Fiquei um tanto decepcionada em saber do distanciamento da autora e concluir da impossibilidade dela em saciar minha curiosidade. Enfim, o livro traz um olhar simplista porém válido, vai de cada um buscar mais e tirar suas conclusões sobre o que essa garota significou e buscou.


 

*Esse livro foi lido através do Grupo do Livro Viajante no Skoob*


                               SKOOB  - GOODREADS - STORIA DI MALALA

Um comentário:

  1. Deve ser um livro muito interessante mesmo, e sem sombra de dúvidas, ela teve de ser muito corajosa pra enfrentar tudo que veio pela frente.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir