quinta-feira, 16 de abril de 2015

In Death por Lilian Sinfronio #08 - O Clube do Biscoito - Ann Pearlman

Por Lilian Sinfronio

O livro é um romance sobre a vida de Maine e suas onze amigas, sobre sua reunião anual para o Clube, quando cada uma traz uma dúzia de biscoito para cada integrante e mais uma dúzia para a caridade, na primeira segunda-feira de dezembro, impreterivelmente, com regras criadas ao longo dos anos. Elas não só trazem os biscoitos, vem falar de suas vidas e compartilhar suas emoções ao longo daquele ano.

O livro fala dessa comoção natalina, esse sentimento que toma de assalto todas as pessoas e parece borrifar no ambiente empatia, compreensão e bondade. Mas além desses sentimentos saudáveis e nobres, Maine vai falar de sua relação com cada uma dessas mulheres, suas receitas de vida e mesmo de família. O livro fala muito mais das relações pessoais e de escolhas do que de biscoito, na verdade.



Logo após o Dia de Ação de Graças, nós fazemos biscoitos, damos alegria umas às outras e à casa de caridade e, depois, repassamos as dúzias de diferentes biscoitos que ganhamos aos amigos, familiares, vizinhos, babás e manicures. [...] Um efeito cascata de guloseimas deliciosas na época mais sombria do ano. Uma cascata, em nossa vida, da alegria que damos uns aos outros.



Todo ano, mal posso esperar que elas cheguem, e fico animadíssima em  ver cada uma delas.

Conheci cada uma ao longo da minha jornada: no ensino médio, quando era hippie, como uma jovem mãe, como divorciada, como mãe solteira, no mundo dos negócios, com um homem ou outro.


No final das contas, o que menos se aprende com a leitura é sobre como fazer alguns biscoitos gostosos, não que eu tenha perdido a oportunidade de anotar algumas das receitas que o livro traz, ou pelo menos o conceito de cada uma das receitas.www.noivas.net

O livro traz a graça desse momento íntimo entre essas amigas, conta o drama de cada uma delas e ainda dá muitas lições de vida, principalmente da luta comum em muitas mulheres – minha inclusive. Maine é mais do uma anfitriã cuidadosa e prendada, ela cuida, ouve e aconselha cada uma dessas mulheres, é o porto seguro de muitas delas e aprende com cada um dos seus exemplos. O livro foi uma boa lição e aprendizado, feito de forma leve e precisa. Adorei a facilidade e doçura de leitura. Em uma única noite, no dia do Clube, a história se desenrola sem ficar chata ou cansativa em nenhum momento.

Quando penso no poder que a amizade retratada pela autora tem, de curar e alimentar, muitas vezes somente através dos ouvidos atentos e concordância contida, fico emocionada ao lembrar algumas excelentes amigas que tive ao longo da vida. A saudade foi tanta que até sonhei com uma delas, mais pontos pra leitura.

Quem puder ler, não perca a oportunidade. Quem puder fazer algumas das receitas, não perca igualmente a oportunidade de me mandar pelo menos uma dúzia desses biscoitos – só pelo espirito natalino e de amizade rs.

SKOOB -  GOOD READS - The Christmas Cookie Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário