sexta-feira, 17 de abril de 2015

Resenha #418 - JoBethMegAmy - Calamity Jane Meets Dr Isles, MedicineWoman

Oie Gente!

A resenha de hoje é sobre um dos meus grandes prazeres literários: fanfics.
Para quem não sabe o que: histórias escritas utilizando como base algo que já existe: um filme, livro, seriado (S2S2S2), etc.
E eu preciso dizer que eu já li coisas tão maravilhosas que quando sentei para escolher qual seria a primeira fanfic que eu resenharia aqui no blog passei dois dias inteirinhos pensando.
Vocês ainda lembram como eu sou péssima em fazer listas, certo?
Mas aí

"Calamity Jane Meets Dr Isles" é uma fanfic baseada no seriado Rizzoli And Ises, que é uma adaptação da série de livros de mesmo nome, de autoria da JoBethMegAmy. my homegirls.
Eu sou completamente apaixonada pela série, mas confesso que não tão apaixonada assim pelos livros.
Eu sei, eu sei, estou cometendo uma heresia contra todo bookaholic que se prese, mas dessa vez as personagens da série me encantaram mais do que as do livro. (Sasha Alexander, Sasha Alexander, Sasha Alexander... eu já disse Sasha Alexander??)

E Calamity Jane é uma fanfic UA, ambientada no velho oeste americano, época pela qual eu tenho uma certa fascinação literária, apesar de preferir livros contemporâneos.
Maura Isles e Jane Rizzoli são tão diferentes quanto água e vinho.
Maura é uma médica que está lutando para ser aceita como tal, em uma época em que as mulheres poderiam, no máximo ser professoras.
Jane é uma mistura perfeita entre as limitações impostas às mulheres e a luta por ser muito mais do que é permitido.
As duas se encontram a caminho de Hollow Creek, uma cidade pequena, típica daquela época, enquanto cada uma luta pelo que acreditam ser o certo.
O que elas não esperavam é que esse encontro fosse mudar a vida delas, e de toda a cidade, completamente.

Eu poderia ficar horas e horas contando os detalhes da história, mas isso estragaria a brincadeira.
Acho que a grande mágica da história é o quanto de realidade a Meg conseguiu colocar no texto dela. Enquanto lia consegui me sentir transportada para aquela época e era palpável os conflitos, as dificuldades e os preconceitos dos personagens, tão característicos do mundo histórico.
Esse talento foi o que me cativou nas histórias da Meg. Depois da Calamity Jane, li o segundo volume da série, depois "Are You Lonesome Tonight?" e tudo o mais que encontrei na página da autora no FFN. É impossível não se apaixonar pelo jeito que ela escreve, pela profundidade dos sentimentos e pela complexidade dos personagens.

Sei que os personagens da Meg são baseados nos personagens da série, que são baseados nós da Tess, mas ela deu uma caracterização tão pessoal à eles que, a cada nova fanfic, a impressão que eu tive era de estar conhecendo novos personalidades de uma mesma pessoa.

Brutal, violenta e absurdamente romântica, "Calamity Jane" é tudo aquilo que eu sempre quero em um bom livro.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário